Presidente ou Presidenta?

 

Oficialmente, o Brasil tem uma nova presidente. Ou será presidenta?

A primeira mulher eleita presidente (ou presidenta) do Brasil, já chega trazendo dúvidas e divergências.

A primeira dúvida implica na forma como deveremos nos referir à Dilma Rousseff. Devemos chamá-la de presidente ou presidenta?

Nossa vizinha hermana, Cristina Kirchner, gosta de ser chamada de La Presidenta, mas será que Dilma copiará a atitude de nossos arqui-inimigos argentinos?

Seja como for, o dicionário Aurélio reconhece que a forma correta é presidente, entretanto, as duas formas podem ser usadas, uma vez que, a língua portuguesa é indutiva ao que diz respeito a formas femininas serem terminadas em a e a palavra presidente ter sido aderida pelo povo. Entretanto, no Brasil, ainda existe o fato de certas palavras comuns de dois gêneros serem utilizadas de forma pejorativa quando terminadas em a, mesmo sendo corretas, o que promove a maior utilização de uma forma que sirva para os dois gêneros. Como exemplo: presidenta, chefa, parenta, entre outras.

Agora basta saber como a nova presidente Dilma Rousseff gostará de ser tratada.

Mas não pense que acabou. As dúvidas sobre esta novidade para os brasileiros _ uma mulher na presidência _ ainda continuam.

Se para os cargos políticos masculinos existe uma primeira-dama, para a nova presidente do Brasil, caso fosse casada, como seria chamado seu companheiro?

A dúvida paira, porém esta solução é muito simples. Estranha, mas simples.

Basta solucionar este enigma, basta descobrir o masculino de “dama”, juntar ao masculino de primeira e formar o substantivo composto. Assim, a resposta correta é primeiro-cavalheiro. Lembrando que o correto é cavalheiro e não, cavaleiro.

As construções designadas para mulheres em cargos públicos, definitivamente são estranhas, entretanto isto acontece pelo fato de termos muito menos mulheres no poder do que homens. No entanto, logo estaremos acostumados, já que teremos que conviver com Dilma por pelo menos 4 longos anos.

 

Roberta Mendes

Sobre Roberta Mendes

Profissão:Publicitária Formação: Letras e Pedagogia Pós-graduação: Docência Universitária
Esse post foi publicado em Principal e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s