Quase 20 Países Estão em Alerta e Podem Ser Atingidos Pelo Tsunami do Japão

Fonte: G1
O Tsunami e o terremoto de 8,9 pontos na Escala Richter hoje (11.03) já estão afetando outros países. Quase 20 deles já se encontram em estado de alerta e até países da América do Sul estão na lista de prováveis locais a serem atingidos. Todos os locais pertencentes ao grupo de risco são da costa do Oceano Pacífico.
Conheça os países em alerta: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia, Peru e Estados Unidos (Havaí,  Alasca e o estado da Califórnia).
Austrália e Nova Zelândia, que estavam na lista anteriormente, já confirmaram não fazerem parte deste grupo.
Anúncios

40 comentários sobre “Quase 20 Países Estão em Alerta e Podem Ser Atingidos Pelo Tsunami do Japão

    1. catarina carreira

      nao ta aqui o que eu quero
      e os cuidados a ter com um tsunami???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    1. Erika, diante dos acontecimentos do japao, o brasil nao corre risco de ter tsunamis como reflexo dos que aconteceram lá. o brasil está seguro, pois sua localização nao possui tantas deformidades nas placas tectonicas como no japao. assim, nao precisa se preocupar.

  1. Juliana

    Essas informações foram muito boas, estou fazendo um trabalho para a escola me ajudou muito. OBRIGADA Tomare q a situação deles melhorem !!

  2. jennyfer

    Bom acho que no brasil pode sim ocorrer tsunami alias, o local mais de risco é a Paraíba ,
    porem o professor e geogrofo da universidade federal de paraiba professor “Paulo Rosa”
    alega que região de planicie costeira é vulneravel a tsunami.
    Alem de ter ocorrido no Japão pode sim ocorrer tsunami em mais 20 paises aproximadamente ……
    pessoal não que eu esteja falando que vair ter mais sim que a possibilidade !!!!
    Porem o Brasil esta localizado no centro da placa tectonica chamada SUL AMERICANA p por entanto não ah tanta possibilidade…..mais tambem pode ocorrer ….

    1. jennyfer

      Bom assim eu acho que sim pode ocorrer porque …….
      Bom acho que no brasil pode sim ocorrer tsunami alias, o local mais de risco é a Paraíba ,
      porem o professor e geogrofo da universidade federal de paraiba professor “Paulo Rosa”
      alega que região de planicie costeira é vulneravel a tsunami.
      Alem de ter ocorrido no Japão pode sim ocorrer tsunami em mais 20 paises aproximadamente ……
      pessoal não que eu esteja falando que vair ter mais sim que a possibilidade !!!!
      Porem o Brasil esta localizado no centro da placa tectonica chamada SUL AMERICANA p por entanto não ah tanta possibilidade…..mais tambem pode ocorrer ….
      obrigada pela atenção ate mais

  3. wyne

    oi,é triste muito triste o que está acomtecendo no no nosso mundo,uns países acabando em água e outros se acabando com as drogas.Pois o apocalipice está acomtecendo,nosso pais não está se acabando com água não ele está se acabando com a violencia(pai matando filho e filho matando pai,as drogas acabando com as familias),pois é essa a realidade do brasil hj,e vcs que deve está lendo nesse momento acha k ainda tem solução?pois meus amados as pessoas esqueceram do AMOR as pessoas esqueceram do CRIADOR JESUS CRISTO,hj as pessoas matam sem dó sem piedade,matam por menos de 10 reais,virou brincadeira matar! EU SÓ TENHO 16 ANOS E estou sofrendo muito com tudo isso tem jovens k não chegam a minha idade pois a droga o mantam antes. AGORA É SÓ ORAR PEDIR MISERICORDIA A DEUS E SER FIEL A ELE EM QUANTO A TEMPO!E ORAR POR ESSES K NÃO QUEREM VER O K ESTÁ ACOMTECENDO COM O NOSSO BRASIL!……….

  4. ROSIMEIRE

    É NAO É TEMPO DE DIZER QUAL O APIS MAIS A BENÇOADO POR DEUS, É TEMPO DE ORARMOS POR NOSSO IRMÃOS QUE ESTÃO PASSANDO POR ISSO NO JAPÃO. NAO DE CRITICARMOS, SEI O QUE NOSSO BRASIL ÉS MUITO ABENÇOADO POIS SOMOS ADORADORES DO CRIADOR, MAS ISSO NAO IPEDE DE NOS PERDIMOS MISERICORDIA PARA DEUS POR OUTROS PAISES.
    ESTAMOS VIVENDO O APOCALIPCE, ISSO É SO O COMEÇO DE FIM A PALAVRA DE DEUS É BEM CLARA NISSO.
    BRIGADA

  5. helio alves de lima

    nao tenha tanta certeza que deus estar focado so no brasil todo os paises pecam e o pecado para deus e igual nos aqui no brasil tambem estamos sendo castigado ou voce nao ler jornais e revista voce estar cego nao consegue ver o mundo que voce estar mentes em eclips obs este texto estar sendo referente a primeira observaçao decv cima

  6. REZEM PARA DEUS PEÇAM MIZERICORDIA E PERDÃO AOS HOMENS QUE DESTROEM A NATUREZA E QUE DEUS LIVRE O JAPÃO DE QUALQUER OUTRA CATASTROFE POIS É UM POVO QUE SERVE SE EXEMPLO DE TANTOS PRINCIPIOS HUMANOS QUE O RESTO DO MUNDO JA PERDEU MAS QUE FALHOU QUANDO INSTALOU ESSA USINA NUCLEAR JA SABENDO AS CONSEQUENCIAS ISSO FOI UM AVISO DE DEUS A ELES E AO MUNDO DEUS OLHE PELA TERRA E OS HOMENS QUE APRENDAM A ENTENDER DEUS PARA SEREM FELIZES OBRIGADO MEUS DEUS

  7. Rafael

    O BRASIL É UM PAIS ABENSUADO POR DEUS, O BRASIL É O PAIS MAIS CRISTÃO DO MUNDO!!! GRAÇAS AO BOM DEUS ELES ESTÁ COM NÓS !!!!

    1. realmente, rafael. o brasil e um dos paises mais seguros do mundo. e claro que temos tragedias, mas sao em estados isolados. para atingir o pais inteiro, precisa muita força contra nos.
      obrigada pela visita.

  8. carool

    geente, mesmo se o brasil nao for atingido pela tsunami ,a gente tem que ficar em alerta no mundo !, ele está se acabando aos poucos , não sei quando que a gente vai se ligar, nao sei quando que os governos vão dar um alerta a população , ele está se acabando aos poucos cada dia e não necessáriamente ele vai acabar em 2012 ele pode acabar a qualquer momento , bom pelo o que aconteceu no japão já estamos vendo os resultados , pooor favor vamos acordar . tenho apenas 14 anos , preserve o seu e o meu futuro , porque eu tenho muito ainda pra viver . faça a sua parte por que se não tuudo isso que construimos vai acabar :/

  9. Naíra Helena da Cruz

    ola ! me chamo Naíra.
    eu gostariamuito de saber como uma tsunami e formada no oceano e como ela chega no continente?

    obrigado!

    1. Naira, segue explicação para sua pergunta. Espero ter ajudado.
      Um tsunami (em japonês: 津波, lit. “Onda de porto”) ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.[1] Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Acidentes podem ocorrer de forma elevada, visto que as ondas se movem mais rapidamente do que os seres humanos.
      Terremotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.

      fonte: wikipédia

  10. Da silva Maria

    Essa é minha opiniao pessoal, nosso Brasil, nao sera mais atingido por um Tsunami porque està protegido pelas maos potentes do criador!!! se nao fosse por isso eu creio que nemum pais independente de cor, ou raça, estaria livre das maos de Deus…Porque a naturza esta revoltada, com a destruiçao do homem, e o proprio criador esta triste com nossos atos nao lembramos mais dele, somos egoitas, pensamos em nos mesmos, nao vemos o proximo q esta ao nosso lado, nao temos tempo para o todo poderoso, a tecnologia q avansa cada dia, e a droga q faz a cabeça dos nosssos jovens, o desemprego a ambiçao, e uma corrrida continua, em busca de algo, e tem sempre um espaço aser preenchido, e nao tem tempo pra mais nada…

  11. telma

    serrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa qqqqqqqqqqqqquuuuuuuuueeeeeeeeeeeeee ooooooooooooooooooo tttttttttiiiiiiiiissssssssuuuuuuuuuunnnnnnnnaaaaaaaaaaaammmmmmmmmeeeeeee vvvvvvaaaaaaiiiiiiii atigir o brasio ?????????????????????

    1. telma

      serrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa qqqqqqqqqqqqquuuuuuuuueeeeeeeeeeeeee ooooooooooooooooooo tttttttttiiiiiiiiissssssssuuuuuuuuuunnnnnnnnaaaaaaaaaaaammmmmmmmmeeeeeee vvvvvvaaaaaaiiiiiiii atigir o brasil ?????????????????????

      1. não, telma. não há a mínima possibilidade de chegar ao Brasil. a costa que poderá ser atingida é a do oceano pacífico e a costa do Brasil está no oceano atlantico. São milhares de quilômetros de distância.

  12. Rita

    pelo que pude ver, os paises com probablidade de ter terramoto ou tsunami, sao paises pertencentes a costa do oceano pacifico, o que mostra que felizmente o brazil esta fora deste risco.

  13. Ola
    minha professora disse que existe umas raises de baixo a onde a gente pisa e verdade?
    e a onde noz pisamos nao fica parado fica se mechendo?
    no caso do japao poderia bater um país no outro?
    a agua poderia ir e deois voltar como uma onda chamada tsuname???
    me responda estou com duvidas??

    obrigada!! ????

    1. definição de tsunami. espero ter ajudado.
      Japonês: tsu=porto; nami=onda
      Grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se desloca através do oceano até por milhares de quilômetros em alta velocidade (pode viajar a mais de 700km/h), com grande comprimento de onda (pode ter mais de 100km) de pequena amplitude (metro a poucos metros) e que torna-se catastrófica ao atingir as profundidades menores das linhas de costa onde eleva-se a grande altura (30 a 40 metros), invadindo violentamente as praias.

      Um tsunami pode ter várias origens: tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremoto), por diastrofismo e/ou vulcanismo principalmente; deslizamentos com grandes avalanches submarinas em áreas de talude, geralmente provocadas por abalos sísmicos; impacto meteorítico.

      Devido a pequena amplitude, as ondas de tsunamis são mal percebidas por quem navega em águas profundas de oceano aberto.

      Momentos antes de elevar-se e atingir catastroficamente a costa, a tsunami, devido ao grande comprimento de onda, provoca um rebaixamento do nível do mar que recua significativamente o que pode servir de aviso silencioso para a população procurar rapidamente fugir para área elevadas.

      As ondas de marés e as ondas provocadas por tufões, mesmo podendo ser catastróficas, não são elencadas como tsunamis.

      Fonte: http://www.unb.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s